A tecnologia vem trazendo grandes recursos para as empresas na internet, com a expansão do comércio online, as lojas virtuais se tornaram o centro das atenções dos empreendedores e representam um ótimo potencial. Porém, para ter sucesso, é preciso estar atento, a fim de não abrir espaço para a concorrência.
Por isso, neste artigo mostraremos as principais estratégias para aumentar vendas da sua loja online, aplique-as no seu negócio e maximize os lucros!
1. Crie uma experiência omnichannel
Com cada vez mais recursos à disposição, as empresas estão utilizando os diferentes canais de comunicação para atrair e converter o seu público-alvo. Seja pelo site, e-mail, telefone, aplicativos para dispositivos móveis ou pelas redes sociais, uma marca que busca resultados deve dar algumas possibilidades de relação ao seu consumidor.
Em paralelo a isso, o comportamento de quem compra mudou. Eles visitam o site, buscam depoimentos de clientes nas redes sociais, fazem contato por aplicativos e chat, ou seja, usam diversos canais de comunicação para embasar suas decisões de compra.
Então, surgiu a necessidade de integrar todas as possibilidades e oferecer para o cliente uma experiência otimizada. Ele pode utilizar qualquer meio de interação, movimentando-se entre as opções e sempre mantendo a qualidade de atendimento. Essa ideia é conhecida como omnichannel.
Por exemplo, se o cliente realiza uma compra no site, deve ser possível fazer a troca em uma loja física. Ou então, se ele está em uma loja física, deve-se disponibilizar vídeos e painéis interativos com mais informações sobre os produtos.
Pensando na gestão do negócio, a empresa deve criar as condições para que qualquer pedido de compra, independentemente da fonte geradora, seja controlado e processado, com o estoque atualizado e os valores considerados. Ou seja, um sistema totalmente integrado, como o Jet Neo.
2. Pense nos dispositivos móveis
Os dispositivos móveis são fundamentais em qualquer estratégia para aumentar vendas de loja online. Com o avanço da tecnologia, usamos nossos celulares e tablets para diversas funções no dia a dia.
Se antes as compras online eram feitas exclusivamente pelo computador, agora essa fonte já é outra. Para acompanhar essa tendência, é preciso construir cada ambiente online de forma responsiva. Essa característica significa a adaptabilidade do ambiente à tela do aparelho, qualquer que seja a dimensão.
Com o site responsivo, o público consegue fazer as compras e navegar pelos diferentes ambientes virtuais sem perder a qualidade de visualização e operação.
3. Atente-se para o abandono de carrinho
Quem atua com e-commerce sabe que a taxa de abandono de carrinho deve ser sempre monitorada e trabalhada. O potencial cliente analisa o site, seleciona os produtos de interesse, adiciona-os ao carrinho e simplesmente fecha a página, abandonando aquela compra.
Já foram feitos investimentos para que aquele lead chegasse até a etapa de compra. Agora que ele estava quase no fim, não faz sentido perdê-lo facilmente, certo? Esses potenciais clientes devem ser trabalhados, para que a compra seja concluída.
Porém, antes de criar um plano de ação para converter os carrinhos abandonados, é necessário entender os motivos que causaram essa desistência — e eles podem ser bem variados. Os principais são:
- processo de checkout longo e complexo;
- necessidade de cadastro;
- informações confusas;
- custos extras, como frete e impostos, mostrados somente no checkout;
- ambiente virtual não preparado para dispositivos móveis.
Então, analisando essas possíveis causas, podemos planejar as ações. Para combater o abandono de carrinho e aumentar as vendas, é muito importante que você tenha as seguintes funcionalidades no seu site:
- preenchimento intuitivo das etapas de checkout;
- identificação automática para a recompra;
- preenchimento dos dados do cartão de crédito ou débito com auxílio visual;
- ambiente fully responsive;
- possibilidade do login social, obtendo os dados das redes sociais e não sendo necessário o cadastro;
- apresentação do resumo do pedido durante a jornada de compra.
Por fim, para que seu empreendimento alcance o sucesso, é fundamental ter um sistema de alto desempenho. Com tantas vertentes e possibilidades para a equipe, sua plataforma deve garantir uma boa eficiência.
Seu site deve comportar alto tráfego e manter-se ativo, para que você não perca nenhuma venda. Além disso, deve garantir uma alta segurança, de forma que os seus dados e as informações dos clientes sejam preservados.
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No nosso artigo, vimos as 3 principais dicas para aumentar vendas de loja online. Atente-se e aplique cada uma delas ao seu negócio, para os melhores resultados. Lembre-se, também, de que essas ações só são possíveis se você tiver uma plataforma que sustente o seu crescimento.