No ambiente atual, a segurança digital é um dos aspectos mais importantes que está sendo abordado no momento, mesmo com muito investimento de tempo, dinheiro e trabalho para construir uma reputação para sua marca, casos de invasões são capazes de colocar tudo a perder.
Em vários casos, alguns sites podem ficar indisponíveis, perdendo negócios enquanto estão fora do ar. Há também casos em que dados sensíveis de clientes são comprometidos e acessados por pessoas mal-intencionadas.
É Muito comum presenciarmos episódios como esses podem fazer com que o público deixe de confiar na sua empresa e não volte a acessar o seu site. Embora pareçam remotas as chances de que algo assim ocorra, um ataque só precisa de 3 elementos para acontecer: a existência de uma vulnerabilidade no site, uma pessoa mal-intencionada e a intenção e capacidade de explorar essa fragilidade em benefício próprio.
As brechas que tornam os sites vulneráveis são mais frequentes do que se imagina. É comum haver algum problema na programação e/ou configuração do site. E a melhor forma de começar a corrigi-las é olhar com seriedade para a segurança.
Veja os 3 principais fatores para manter a segurança no seu site em dia.
1º Fator de segurança: Elaborar um planejamento de segurança para o seu website.
Basicamente todo planejamento de segurança precisa avaliar:
Infraestrutura de hospedagem: ou seja, se ele é um blog, ecommerce, site institucional etc.; se possui ambiente logado; se recebe dados sensíveis de usuários em algum tipo de formulário de cadastro ou carrinho de compras;
Possíveis ameaças e vulnerabilidades: ainda não se trata de uma avaliação profissional das vulnerabilidades, mas, para o planejamento, cabe entender o tamanho e visibilidade de seu site e quais danos poderia sofrer se houvesse uma situação de ataque. Além de danos estruturais, cabe compreender também se as vendas seriam prejudicadas e se a reputação da marca fosse impactada;
Esquema de segurança com regras no firewall: quais as regras de uso do site, quem terá acesso e quais serão as concessões de acesso para cada usuário. Além disso, é preciso avaliar a contratação de serviços de segurança para identificar e corrigir vulnerabilidades de segurança e manter uma proteção ativa.
Construir um planejamento de segurança é uma forma de entender qual a sua realidade, perfil de negócio e dependência do site para a sobrevivência da empresa. Essa visão contribui na hora de definir o budget dedicado à proteção do site.
2º Fator de segurança: Firewall para proteção da rede digital
O WAF é um firewall de aplicação web que protege os servidores do site, filtrando as entradas do cliente e saídas do servidor para registrar tentativas de ataque ao site e bloqueá-las.
O firewall de segurança aprende tanto a estrutura de seu site como o comportamento do usuário que costuma visitá-lo. Por isso, consegue identificar quando você recebe algum tráfego suspeito, vindo de fontes maliciosas, e assim bloqueia ataques de bots e hackers, antes que eles ocorram e causem danos ao site.
Uma vantagem adicional é que, com o trabalho de diminuir tráfegos suspeitos, o WAF também tende a melhorar a velocidade de navegação no site. E isso é algo benéfico tanto para a usabilidade do usuário como para melhorar o posicionamento de seu site no Google, já que a velocidade é um critério de ranqueamento.
3º Fator de segurança: Mantenha certificados e serviços de segurança atualizados
É importante ter em mente que a segurança para sites é um trabalho contínuo, já que novas vulnerabilidades e ameaças podem surgir a qualquer momento.
Um certificado SSL desatualizado, por exemplo, significa que naquele momento o site está sem proteção, por isso é importante renová-lo sempre e garantir que o cliente ou visitante não tenha problemas na hora do acesso.
Quando renovar a segurança do ecommerce?
SSL: a cada 1, 2 ou 3 anos, conforme o tempo de contratação
Blindagem de sites e WAF: todo ano
Pentest: o ideal é que seja refeito a cada 6 meses
E mais!
Procure sempre um bom fornecedor de segurança digital para te ajudar em cada etapa.
Empresas especializadas como a Delta Servers podem guiá-lo em seu planejamento de segurança e executar todos os serviços necessários para proteger o site.
Jamais arrisque escolher empresas desconhecidas ou com baixa reputação. É a proteção de seu site e de seus clientes que está em jogo.
Zele por seu negócio e pelos usuários do seu site, pois a segurança ajuda a manter o bom relacionamento com seus visitantes, a trazer novos clientes e a posicionar melhor suas páginas no Google.
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